50 coisas para fazer com os filhos antes de eles completarem 12 anos

0

Nadar no rio, pular onda, fazer trilhas, soltar pipa, procurar bichinhos de jardim, pegar frutas do pé... A natureza pode ser o melhor parque de diversão para crianças pequenas

Por Mariana Della Barba 19/set 02:41
Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu AMO listas. Na verdade, acho que o mais correto é dizer que eu coleciono listas. Do que preciso fazer hoje ou amanhã, dos lugares que pretendo conhecer um dia, dos programas de fim de semana que eu quero fazer com os meus filhos. 

E adorar listas, pelo menos no meu caso, não tem tanto a ver com ser ultraorganizada. Tem mais a ver com querer fazer coisas na vida, num determinado momento, nem que não seja amanhã ;)

Enfim, tudo para dizer que encontrei hoje a minha lista favorita do momento. E ela, claro, está ligada a coisas legais que pais e filhos podem fazer juntos. No caso, 50 atividades ao ar livre, aproveitando a natureza, reunidas pela National Trust, uma organização britânica que trabalha para preservar áreas verdes e/ou históricas.

São ideias que não poderiam ser mais apropriadas para o momento em que o Theo - que vai fazer 5 anos - vive. Ele está numa fase de explorador, de querer saber absolutamente tudo e, também, de observar as coisas ao seu redor, especialmente bichinhos.
Só um parênteses: Isso começou com um projeto incrível proposto pela escola, em que as crianças coletavam insetos (vivos) para povoar um viveiro. Dia após dia, eles foram levando formigas, borboletas, grilos e afins para morar em um grande caixa de acrílico dentro da sala de aula. Theo aprendeu e seu divertiu muito!

Voltando... Falei disso porque uma das atividades dessa lista é justamente procurar bichinhos de jardim.

O site é bacana porque, após um cadastro, você vai marcando os itens da lista à medida que vai fazendo as atividades. Eu, por exemplo, marquei que o Theo já subiu em árvores. E logo depois, assim como em um jogo online, ganhamos um prêmio e um desafio.

O prêmio foi poder mudar os acessórios do mascote que te conduz pelo site. Já o desafio achei muito mais interessante: a proposta de jogar com seus amigos um "concurso de folhas". A ideia, segundo eles explicam, e subir em cinco árvores e coletar uma folha de cada uma. Coladas em um papel, seus amigos vão observá-las e, por aí, tentar descobrir em quais árvores você esteve. Não é fofa a proposta?

Bem, quem quiser ver a lista inteira e se inspirar pode entrar no site (em inglês) '50 coisas para se fazer antes de completar 11 anos e 3/4', aqui www.50things.org.uk

Mas eu já fiz as minhas listinhas baseada na proposta do site. A primeira com as coisas que já fiz com meus filhos e a segunda, com as que quero fazer nos próximos meses.

Já fizemos:
  • Subir em árvores
  • Rolar morro abaixo 
  • Fazer bolo de areia 
  • Pular onda 
  • Pegar amoras do pé 
  • Seguir um siri na praia 
  • Visitar uma fazenda
  • Andar a cavalo
  • Plantar algo e depois comer (como foi só um pezinho de manjericão, acho que esse item precisa passar para a lista abaixo, não?)
Queremos fazer em breve:
  • Fazer uma trilha 
  • Pescar
  • Brincar na neve 
  • Brincar de jogar pedrinhas em um lago 
  • Nadar no rio (ou entrar em uma cachoeira)
  • Soltar pipa 
  • Sair à caça de fósseis (ainda que seja de brincadeira)
  • Bancar o explorador e, com uma mapa na mão, procurar um tesouro
  • Fazer escalada (em um lugar bem fácil, claro!)
  • Observar as estrelas

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Você também pode gostar de: